Berçário

O acolhimento

Criando um vínculo e uma parceria de apoio

O período de adaptação exige parceria, afeto e confiança entre todos para que o(a) bebê se sinta seguro(a) e feliz. 

A cada dia se amplia o tempo no novo ambiente, sempre com alguém que seja uma referência afetiva por perto, seguindo o ritmo de cada um. 

Nesse processo inicial, a família e a Ativa-Idade vão ampliando os espaços, os tempos e as relações entre o bebê, outras crianças e os adultos. Buscamos nesse período construir com as crianças e suas famílias uma parceria segura para que ela vá aos poucos percebendo que existem outros ambientes diferentes de sua casa, que podem ser igualmente felizes, seguros e afetivos.

 

O dia a dia no Berçário

O vínculo afetivo, atenção e respeito ao bebê se dá pelo olhar individualizado e atento em toda rotina do Berçário. 

Conhecemos cada bebê e, também, nos deixamos conhecer como adultos amorosos e atentos para que assim eles ampliem suas percepções e se sintam mais encorajados a explorar e vivenciar as novas experiências apresentadas: cores, formas, texturas, livros, fantoches, sons, músicas e movimentos. 

Nas interações e nas relações, passamos a nos conectando e comunicar por meio de ações expressivas que envolvem não só a fala, como também o corpo, o olhar, o toque e o sorriso.

As experimentações dos bebês

Num ambiente afetivo e seguro combinado com convites a experimentações, artes, psicomotricidade, músicas e histórias os bebês despertam sua curiosidade em explorar e participar das propostas, estimulando naturalmente seu desenvolvimento corporal, sensorial e cognitivo.

Essas atividades ocorrem, sempre, seguindo os ritmos e necessidades momentâneas dos bebês, assim como o horário do soninho, do banho e da alimentação. 

Dessa forma, desenvolvemos uma prática saudável em todos os aspectos, de modo que os bebês adquiram cada vez mais segurança e autonomia em suas descobertas.

 

Para manter as famílias sempre atualizadas em relação ao cotidiano dos bebês e sua evolução, nós documentamos o dia a dia com fotos e relatórios. As imagens expressam a beleza e a delicadeza de suas vivências, aprendizagens e desenvolvimento.

Experiências vivenciadas

Oficina de Artes

Oficina de Artes

Psicomotricidade

Shantala

Musicalização

Ativa-English Plus

Espaços

Nossos bebês têm um espaço pensado cuidadosamente para eles, que oportuniza novas experiências e descobertas.

Sala Principal

As cores foram escolhidas não só para demonstrar o cuidado com a limpeza e  a higiene que o mesmo possui, como também para proporcionar estímulos  visuais para eles. 

Os materiais são cuidadosamente selecionados para despertar a atenção e o  interesse dos bebês, sendo renovados constantemente. 

Sala de Banho

Os trocadores e banheiras são higienizados após cada troca e banho. Os objetos de higiene pessoal, solicitados para os pais no ato da matrícula, são organizados em espaços individuais.

Fraldário

Este espaço foi planejado exclusivamente para os bebês, garantindo total higiene, conforto e segurança na rotina.

Sala de Estimulação

Foi planejada para proporcionar diversos estímulos aos bebês, com cores, sons, formas, imagens, espelhos, texturas e etc. Os brinquedos e diversos materiais usados criam infinitas oportunidades de experimentação. Testá-los em suas várias posições, contextos e combinações, permitem que o bebê possa estabelecer diferentes relações frente ao seu desenvolvimento motor e cognitivo.

Solário

O solário é um dos espaços preferidos dos bebês utilizado diariamente. Tal ambiente é frequentado a partir das 7h30min e a tarde.